Stella Saraiva Peano
Stella Saraiva Peano foi uma mulher muito à frente de seu tempo. Feminista, participou também do movimento comunista e viveu exilada durante o regime militar no Brasil.
Ela dá nome a uma escola no bairro Guarani, em Uberlândia. Nessa semana, é comemorado o centenário de seu nascimento. Nascida em Araguari, em 1916, participou de importantes movimentos políticos e sociais, sempre em defesa do papel da mulher na sociedade.
Nessa matéria, exibida no programa Uberlândia de Ontem e Sempre em 2011, professores e alunos da escola que leva seu nome falam sobre quem foi Stella Saraiva.
Avalie essa postagem
[Total: 0 Média: 0]
Dona Stela Saraiva de Peano não “acabou” a carreira em Uberlândia após o golpe, não. Ao contrário: ela foi uma das incentivadoras da primeira turma “experimental” do então Colégioi Estadual de Uberlândia, em 1959. Essa turma experimental foi resultado de uma reforma educacional levada a efeito pelo governo federal. várias escolas do brasil todo serviram de piloto para se escolher uma metodologia melhor para o então ensino ginasial. Em Uberlândia, foram 30 alunos selecionados para integrar a turma experimental. Dona Stela deu aulas de Ingles e de Francês para crianças entre dez e doze, treze anos Nas suas aulas, falar Portugues era pecado. Muito antes de seu tempo, de fato. era irmã de Carlos Saraiva, o Carlito, que foi u,m dos nomes mais conhecidos no comercio da cidade entre os anos 50 e 90.