Evento gratuito apresenta utilizações práticas de acervos documentais nos campos do jornalismo, cultura organizacional e projetos culturais
O Museu Virtual de Uberlândia, criado pelo publicitário Celso Machado, realizará em outubro a Roda de Conversa Uberlândia Tem Memória, com a participação de profissionais que vão compartilhar conhecimentos sobre a utilização de acervos documentais para o trabalho em jornalismo, cultura corporativa e projetos culturais.
O evento é gratuito, voltado para professores, jornalistas, comunicadores, pesquisadores e estudantes interessados. Para fazer sua inscrição, clique aqui: https://forms.gle/d3Goj65CQkaAfu5m9
Participam da Roda de Conversa a jornalista Fernanda Torquato, da Globo Minas, autora do documentário sobre a história do Teatro Municipal; Ludmila França, gerente executiva do Instituto Alair Martins e responsável pelo Centro de Memória Martins; e Celso Machado, jornalista e publicitário, criador do projeto Uberlândia de Ontem e Sempre.
Os convidados vão contar como utilizam documentos de arquivos públicos e privados em seus projetos profissionais, o que destaca a importância desses espaços de memória. Para participar, é necessário fazer inscrição. As vagas são limitadas e haverá emissão de certificados.
Programação
Como os acervos contribuem para a apuração jornalística
Fernanda Torquato Braga Silva
Jornalista graduada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e doutorado em História, também pela UFU. Atualmente é editora do Jornal da Globo e eventualmente faz reportagens sobre temas ligados à cultura. Também é fotógrafa de dança.
Memória corporativa e sua relação com a cultura da empresa
Ludmila Monteiro de França
Gerente Executiva do Instituto Alair Martins (IAMAR), organização gestora do investimento social privado do grupo MARTINS. É também responsável pelo CMM – Centro de Memória Martins. Mãe do João Vitor e do Thiago. Especialista em Gestão de Projetos Sociais e Administradora pela Universidade Federal de Uberlândia.
Uberlândia de Ontem e Sempre / Museu Virtual
Celso Machado
Jornalista e publicitário. Criador do projeto Uberlândia de Ontem e Sempre (programa de TV, Almanaque e Museu Virtual). Um dos responsáveis por preservar a história e a memória da cidade. Seu acervo tem materiais exclusivos e continua sendo atualizado.
Sobre o Museu Virtual
Criado em 2015, O Museu Virtual de Uberlândia conta com o apoio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia (PMIC), patrocínio do Grupo Martins e da Unimed Uberlândia. A oficina é uma contrapartida social, que tem o apoio da Esamc Uberlândia.
“Preservamos a história e a memória da cidade desde 2005. Um ano depois, a Unesco criou o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual, em 27 de outubro, para a conscientização sobre a importância da preservação de registros visuais e sonoros que guardam traços da cultura de um povo. Muitas vezes, nem a gente se dá conta da grandeza do que fazemos”,
Celso Machado, idealizador do projeto.
Serviço
Roda de Conversa Uberlândia tem Memória
Dia: 11 de novembro de 2024
Horário: 19h
Local: Esamc Uberlândia – Rua Vasconcelos Costa, 270, Bairro Martins, Uberlândia (sala 509)
Necessário fazer inscrição previamente: https://forms.gle/d3Goj65CQkaAfu5m9