Lembranças e histórias da aviação

Em dezembro de 2018, seu Oswaldo de Souza completou cem anos, de uma vida produtiva e cheia de aventuras. Ele foi um dos primeiros aviadores de Uberlândia, ainda na década de 1930. Participou da fundação do primeiro aeroclube da cidade. Nesse vídeo, ele conta um pouco sobre essa história.
Asas, risos e lágrimas
A cidade teve outros pioneiros que ajudaram a escrever essa história. Entre eles, Tito Teixeira, que também foi fundador da antiga Empresa Telefônica Teixeirinha. Um de seus filhos, Durval Teixeira, lançou em 2015 o livro “Asas, Risos e Lágrimas”, em que resgata fatos importantes sobre os aeroclubes e os aviadores antigos de Uberlândia.
Mulheres de Asas
O primeiro aeroclube foi marcado também pela presença feminina. Dona Lydia Kurtz inscreveu-se para uma bolsa no curso para tirar seu brevê. O ano era 1947. Ela foi a única mulher em sua turma e abriu as portas para que outras pudessem realizar o sonho de voar. Nesse vídeo, ela conta um pouco dessa bonita trajetória.
Aviões com motor Volkswagen
Pouca gente sabe, mas Uberlândia teve também uma fábrica de aviões. A ASA foi fundada em 1986 e fabricava a marca Astro, uma aeronave de pequeno porte voltada para serviços domésticos e rurais. O motor usado era fabricado pela Volkswagen.
Qual a sua história?
E você, tem alguma história bacana para contar, que envolve os primórdios da aviação uberlandense? Que tal compartilhar por aqui?
Que bacana Divina. Talvez, no Arquivo Público Municipal você consiga encontrar as fotos. O senhor Tito Teixeira escreveu um livro sobre o Aeroclube, talvez tenha fotos nele. O Arquivo Público disponibiliza muitos materiais digitais no site deles. Quem sabe você encontra.
Boa noite. Meu pai, Camerino Bispo dos Santos, voou com a Lydia Kurtz. Eu gostaria de saber como encontrar registro ou fotos daquela época. Obrigada.