Hoje está tudo muito diferente, as casas, o pavimento que era ausente e até mesmo a curso da ferrovia Mogiana, dizem os moradores e frequentadores mais antigos da Avenida Cesário Alvim no centro de Uberlândia.
O logradouro tem suas incontáveis próprias histórias mas quem foi o homem que deu origem ao seu nome? O jornalista Neivaldo Silva Magoo revela que poucos lugares no Brasil reverenciam tanto a república brasileira quanto os nomes das ruas no entorno do centro de cidade.
“Até a praça central, antigamente era a praça da República” (Hoje Praça Tubal Vilela) Cesário Alvim, além de um dos fundadores de Uberlândia foi um respeitado nome dentre os favoráveis ao império brasileiro, no entanto, posteriormente passou a apoiar a república.
Essa trajetória lhe rendeu algumas rusgas políticas em ambos os lados, apesar disso seu bom poder de gestão, intelectualidade e contribuição popular não deixaram de ser reconhecidas, tanto que não existe registro público formal de nomeação da avenida, dando base à tese de que tenha sido batizada por força e hábito dos populares.
Bloco 1 do programa Uberlândia de Ontem & Sempre 645
Exibido em 24/02/2019