Em 2005 a cidade de Uberlândia estava prestes a ganhar o quarto prédio que abriga o Fórum da cidade, uma vez que o Palácio da Justiça na época ficou pequeno diante do crescimento da cidade. O primeiro, instalado em 1891, ocupava um casebre onde hoje é o bairro Fundinho. Dadas as suas condições precárias de funcionamento, o Tribunal do Fórum ficou sem funcionar durante nove anos.
Em 1922, foi inaugurado um novo Palácio da Justiça, construído em um terreno doado pela Prefeitura Municipal, na antiga Praça da República, hoje Tubal Vilela.
Com o crescimento da cidade, seu espaço tornou-se insuficiente e em 1977, é inaugurado um novo prédio, na Praça Osvaldo Cruz. O casarão antigo foi demolido e em seu lugar funciona atualmente uma agência da Caixa Econômica Federal.
Em 2017 foi inaugurada a nova sede do Fórum de Uberlândia, as obras começaram em janeiro de 2011, o prédio que recebeu o nome de Palácio da Justiça Rondon Pacheco abriga 27 varas.
Em 2020 o prédio onde funcionava o antigo Fórum passou a ser o Centro Municipal de Cultura de Uberlândia, ao passo que preserva a estrutura da edificação tombada. Para isso, foram realizadas adaptações sem que fossem construídas paredes ou alterados os aspectos históricos da construção.
Matéria exibida originalmente em 06/11/2005, na Edição 13 do programa Uberlândia de Ontem e Sempre.