A família Marquez começou a chegar em São Pedro do Uberabinha no final do século XIX. Marcou presença em diferentes campos, como agropecuária, cultura e política. Eduardo Marquez foi agente executivo entre 1923 e 1926. Foi dele a ideia de construir um coreto na Praça Clarimundo Carneiro, nos moldes do que via em São Paulo. Em seu governo, havia um grande cuidado com as praças e canteiros de flores, o que rendeu a Uberlândia o título de “Cidade Jardim”. Sua gestão era conhecida como “o governo das flores”.
A livraria Kosmos foi outra iniciativa da família Marquez, liderada por Carlos de Oliveira Marquez. Era o ponto de encontro dos intelectuais da cidade. Possuía uma tipografia, que imprimiu algumas relíquias históricas sobre a vida da cidade.
Você conhece algum descendente da família Marquez? Tem fotos ou lembranças daquela época? Que tal compartilhar com a gente?
Caríssimos Senhores,
Fiquei muito orgulhosa de conhecer mais sobre os meus antepassados.
Sou neta de Alcides de Oliveira Marquez e Adelaide Mendes Marquez e sou filha de Fausto Mendes Marquez e Izabel Borges Marque.
Nasci em Uberaba/MG, no dia dois de março de 1955.
Parabéns pelo belíssimo documentário.
Gostaria de que me confirmassem, se somente existe virtualmente o Museu de Uberlândia?
Muito obrigada!
Atenciosamente,
Cibele
Meu tataravô era alencar de oliveira Marquez