Niza Ribeiro Luz, a primeira e única mulher uberlandense a ocupar uma posição de destaque na prefeitura local, foi vice-prefeita na gestão Virgílio Galassi.
A política entrou na vida de Niza Luz por influência do pai. Filha de Cândido Ribeiro, que participava do antigo PTB, ainda menina ela participava das reuniões políticas, organizadas em sua casa ou na vizinhança.
As conversas dos adultos eram sobre o futuro de Uberlândia. Talvez tenham sido a influência para que, já adulta, Niza Luz fizesse parte da vida pública local, sendo uma das fundadoras do PSDB em Uberlândia.
Nos vídeos, ela fala sobre a presença feminina na política, que considerava tímida, fala sobre o desenvolvimento local e as mudanças necessárias quanto ao futuro da cidade.
E, de suas memórias, resgata o convívio com o professor Mário Palmério, que frequentou durante alguns anos o Spa Equilíbrio, onde Niza Luz manteve um ateliê de artesanato, depois de se aposentar na Universidade Federal de Uberlândia e se afastar da vida pública.
Vídeos exibidos no programa Uberlândia de Ontem e Sempre, edição 110, em 11 de novembro de 2007, e edição 111, em 25 de novembro de 2007.