Já na década de 1950, Uberlândia promovia concursos de beleza. Nesse, era escolhida a Miss Negra da cidade.
Em 1956, um artigo da revista Uberlândia Ilustrada traz uma matéria sobre um desses concursos, onde a vencedora foi Roland Salvador. A foto foi enviada por Luiz Antonio Salvador Chere. Uma reprodução da imagem publicada pela revista.
Maria Abadia foi eleita a princesa do concurso, em 1956. Foto do Acervo Arquivo Público Municipal de Uberlândia.
Esse conteúdo foi corrigido a pedido de Luiz Antonio Salvador Chere
Avalie essa postagem
[Total: 0 Média: 0]
Maria Abadia foi eleita a princesa do concurso, em 1956. Foto do Acervo Arquivo Público Municipal de Uberlândia.
Uberlândia, cidade evoluída, linda, onde nasci, tenho um enorme carinho por ela. Resido em Santos/SP. Eu, minha irmã ROLAND, hoje ROLANDE SALVADOR CHRISTINO, com 87 anos somos GRATISSIMOS pela correção da publicação feita pelo Museu Virtual de Uberlândia.
Oi Senhor Luiz. Acabei de responder e também enviei um e-mail para o senhor. Obrigada e desculpe a demora.
Oi Luiz. Obrigada pela informação. Publicamos a foto com a legenda fornecida pelo Arquivo Municipal.
Postei um comentário aqui dias atrás, requerendo correção do equívoco da publicação acima. Roland Salvador, atualmente Rolande Salvador Christino com 87 anos de idade, foi eleita miss negra e não a também linda jovem Maria Abadia, ficando esta em 2° lugar. Vocês ainda não responderam. Será que terei que pleitear tal correção junto a Secretária de Cultura de Uberlândia? Sou irmão de Rolande.
N confere. o nome da miss era Roland.
Abadia, foi uma linda jovem, todavia, há um erro na publicação do museu. Quem se sagrou vencedora do concurso de miss não foi Abadia em 1956, mas sim ROLAND SALVADOR, nome atual de casada/viúva Rolande Salvador Christino, hoje com 87 anos de idade. A foto e o artigo cobrindo o concurso em 1956 foi publicado na Revista Magazine Uberlândia hoje exposta no acervo de cultura da Prefeitura Municipal, conforme texto produzido por dois alunos embasados na aludida revista no PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO da Universidade Federal de Uberlândia. O nome dela é citado 9 vezes na aludida revista. Eu também sou nascido em Uberlândia/MG e ficaria muitíssimo grato se os senhores retificassem a publicação, por tratando-se um museu é fundamental que os conteúdos sejam precisos e exatos. Gostaria de anexar fotos e texto dos trabalhos universitários mas esta página não admite anexar arquivos.