A antiga São Pedro de Uberabinha nasceu em uma área conhecida como Fazenda Marimbondo. Em 1991, o produtor rural Floriano Moura Guimarães acompanhou o repórter Olívio Calábria em uma visita pelo que restou da antiga propriedade.
Construída às margens do Córrego Marimbondo, naquela época ainda estavam de pé a antiga casa de fazenda (onde viveu Felisberto Carrejo, fundador da cidade) e uma velha serralheria, movida pela força da água do rio.
Uma aula de história que vale a pena assistir. No final da matéria, o produtor rural falava na importância da preservação daquele patrimônio.
Matéria exibida originalmente no Programa Close, edição 22, veiculada em 6 de outubro de 1991.
Avalie essa postagem
[Total: 0 Média: 0]
Prezado Daniel,
Você sabe dizer se existem registros de nascidos no Marimbondo?
Meu avô que tem 96 anos sempre me falou que o pai dele tinha nascido no Marimbondo, Uberlândia mas nunca encontramos registro de nascimento da década de 1880.
Caso você possa fornecer alguma informação fico grata.
Isabella
estive nesse lugar so sobrou as ruinas
Daniel, muito obrigada pelas suas informações. Vou verificar se temos em nossos registros algum contato sobre o entrevistado.
Na verdade essa fazenda não era a do Felisberto, mas sim do irmão dele Antônio Alves Carrejo, que casou por duas vezes, a primeira com Maria Eufrazia de Jesus e a segunda, Dona Isabel Maria do Carmo. O próprio entrevistado e proprietário da fazenda revela em momento da entrevista que ela pertencia ao Antônio Alves Carrejo. Já Felisberto era casado com Luiza Maria de Jesus, que também assinava Alves Martins. Sou hexaneto de Antônio Alves Carrejo e sua 1ª esposa, Maria Eufrazia, e também de Felisberto com Luiza, pois o filho de Felisberto, Francisco Martins Carrejo, casou-se com sua prima Delfina Alves Rodrigues, filha de Antônio Carrejo e Maria Eufrazia. Dessa união nasceu meu tataravô Elias Rodrigues Martins em 1859, que casou-se com Maria Magdalena de Jesus, filha de Antônio Joaquim Paniago e Anna Maria de Rezende, esta última sobrinha-neta de Genoveva Alves de Rezende e seu marido João Pereira da Rocha. Meu bisavô Joaquim Rodrigues de Rezende nasceu no Maribondo em 1911, em 1944 veio para Goiás, onde a família até hoje reside. Porém, vou sempre a Uberlândia e mantenho contato com os familiares. Estou escrevendo um livro sobre a história da família, e gostaria de obter maiores informações sobre a fazenda, ir lá talvez e fazer algumas fotografias para o livro, ver também se resta alguma coisa. Alguém tem contato com os atuais proprietários. Agradeço o contato.
eu tive nesse local ta tudo desmoronado ,ninguem ajuda conservar nada e uma pena se nao me engano essas terras pertencem ao dr valter alves do nascimento